PANAPLÉIA

Minha foto
Bem-vindo(a) ao Laboratório de Autoria de Panapléia! À esquerda das postagens, estão meus textos divididos em categorias e temas. À direita, indicações de blogs e as mídias sociais. No rodapé, mimos felinos e os créditos do blog. Boa leitura!

PIZZA COM LIVROS – METADE VÍCIO, METADE HÁBITO


Era uma vez... Uma confraternização idealizada numa página virtual. As duas mães – pai? que pai? – sabiam que o bebezinho não sobreviveria às águas de março. Graças ao presunto e ao catupiry, o bebê cresceu, cresceu, cresceu e...
─ Tchau, mães! Vou pra Shangrilá!

Pizza com Livros foi idealizado em 21 de fevereiro de 2012.

Depois do Pizza com Livros ter passeado por Juazeiro, Brasília e Fortaleza – com convites para Crato, Barbalha, Campina Grande, Sousa, Natal e Recife – tenho repetido diariamente a origem do evento. Ontem uma jornalista me enviou uma mensagem solicitando informações...
─ Tchau, filhinho! Boa sorte em Shangrilá!
─ Mãeeee! Preciso do meu registro de nascimento pra tirar meu passaporte!
Uma postagem satírica no Facebook sobre falta de ética. Enviei mensagem interna para Rosana Marinho perguntando o porquê do veneninho. Minha ex-aluna explicou que estava deixando o Cariri – antes do último pau-de-arara – para cursar Mestrado em Biblioteconomia.
─ Sinta-se convidada pra meu bota-fora, professora! Já estou organizando tudo.
─ Sendo assim, faremos um bota-fora pra nós duas. Pedi demissão do Pré-Vestibular pra trabalhar com uma editora de Fortaleza.
─ Perfeito! Reuniremos nossos amigos em algum lugar. Só os mais chegados!
─ Discordo! Vamos convidar todos os nossos contatos. Não temos que nos desculpar por estarmos progredindo. É motivo de festa! Só espero que algum dos seus amigos não seja meu desafeto ou vice-versa.
─ Esse é o risco que corremos!
─ Um Chá com Livros! Cada participante levará um livro pra gente sortear. E poderão, se quiserem, levar outro livro para nos presentear.
─ Mas iremos servir chá? Fica tão formal... E café? Café Literário...
─ Café? Mas não tomo café.
─ Continua esquisito... Era bom algo original!
─ Que tal pizza, Rô? Tenho uns amigos escritores em Fortaleza que aglutinam meu nome e me chamam de PIZA, às vezes PIZZA.
─ Massa, Paula Izabela! Literalmente! É uma espécie de “tô linda, tô feliz e tudo acaba em pizza sempre”. Pizza com Livros já!
─ A gente pede pra cada pessoa levar um livro, usado mesmo. E faz um sorteio. Melhor ligar pra gente combinar os detalhes. Qual é o teu número?
Era 03 de março de 2012 quando nos reunimos com uma dúzia de amigos para nossa primeiríssima fornada. Cada fatia um flash! Sorteios e risos. Confissões e lágrimas. Abraços, despedidas e votos de felicidades!
O inesperado através do Facebook:
─ Rainha-Diva do Orégano, queremos outra humilde fornada comunitária – provocou o Prof. Dr. Edson Martins, PHD em Manjericão.
Bombardeios virtuais:
─ Paula Izabela, qual é teu endereço? Vou aí copiar as fotos da pizzaria.
─ Quando será a próxima pizza? Pode ser daqui a meia hora na minha casa?
─ Meu professor quer levar 80 alunos pra próxima edição. Tem problema?
─ Posso convidar meu ex? Quem sabe ele se convence a gostar de ler.
─ Amiga, o que é esse Pizza com Livros? Podemos ter um aqui em Campina Grande também?
─ Meu cachorro adora pizza. Livro ele também devora. Ele pode participar?
─ Queridos amigos, aquele evento foi apenas um bota-fora. Não teremos outro. Não mudo de emprego toda semana. E nossa amiga-colaboradora, Rosana Marinho, já viajou para Recife. Não posso realizar o evento (de coautoria dela) em sua ausência. Por favor, não insistam! Grata pela compreensão!
─ QUEREMOS PIZZA COM LIVROS!!!
─ Acalmem-se! Sem baderna! Estou recebendo trocentas postagens por dia com a mesma choradeira. Vocês estão bagunçando minha página. Criei um grupo no Facebook: Pizza com Livros. Por favor, postem suas manifestações apenas lá.
─ Um grupo pro Pizza com Livros? Iupi, iupi, urra!!!
Rosana, pelo amor da Mussarela, eu posso realizar as edições sem você?
─ Se já tem até grupo formado... Manda lenha nessa massa! E vamos agendar o de Recife!
─ Combinado! Só irei estabelecer que evitaremos repetir pizzarias.
Em 07 de abril de 2012, saiu quentinha a 2ª fornada em pleno sábado de Aleluia. Edição de Páscoa com direito a pizza sabor chocolate!
─ Chega de José de Alencar! Precisamos eleger um patrono para nossas pizzas! – iniciou Bilar Gregório.
Florbela Espanca!!!
Raquel de Queiroz!
Isabel Allende!
Laura Esquivel!
Florbela ganhou quase por unanimidade, embora eu tenha discordado de outra Bela em minha cozinha. Bullying gastronômico! Em 09 de junho de 2012, tivemos a 3ª fornada em homenagem a Sóror Saudade já em clima de namorados.
O inesperado sempre pelo Facebook:
─ Paula Izabela, quando será a edição de Fortaleza? – eram os colegas da editora.
─ Ah, não, turma... É só para os amigos aqui do Cariri.
─ E seus amigos de Fortaleza? Também queremos Pizza com Livros!
Viagem para concluir meu curso de Projetos Culturais FGV/MinC em Brasília. Finalmente comer pescoço de peru e esquecer...
─ Pizza e Brasília! Tudo a ver, Paula Izabela! Queremos uma fornada aqui também! Todo mundo com a comanda 171 na mão!
A fornada do Plano Piloto aconteceu numa Creperia da Asa Sul em 04 de julho de 2012. A pizza virou crepe porque em Brasília nada é exatamente aquilo que parece ser, mas todos são inocentes.
De volta ao Ceará, nova pressão para a 4ª fornada Cariri. Mas pelo amor do Bacon, nunca mais uma fornada longe de...
─ Amiga, venha fazer um Pizza com Livros em Natal!
─ Traz o Pizza com Livros pra Sousa, mulher!
O ponteiro da balança e eu num campeonato de pizzarias. E...
─ Alô! Vocês podem dar uma entrevista pra TV sobre esse evento?
                   Pizza engorda... TV mais ainda... Garfield vai em meu lugar!


PS: Rô, se livros usados dessem lucro, nós seríamos o Mark Zuckerberg das pizzas!

| 2012 |

8 comentários:

  1. Lindo blog!
    Cheinho de postagens bacanas!
    Parabéns, Paula!
    Jô Barbosa

    ResponderExcluir
  2. O único ser mais inteligente que o homem é a mulher. Os que duvidam disto vêm em terceiro lugar. ( do livro Desaforismos de Georges Najjar Jr )

    ResponderExcluir
  3. Esperamos uma FORNADA aqui em Balneário Camboriú-SC.
    Que tal?
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. PS. Podemos adotar PIZZAS LIGHT, VEGETARIANAS....assim continuamos esbeltas e lindas.rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Paula
    Parabens por tudo. Desejo sucesso constante. Um grande abraço. Saudade.
    Edilberto

    ResponderExcluir
  6. Posso saber quem é essa que quer o PcL em Natal? snif, alguém querendo te ter como amiga...buáaa

    ResponderExcluir

  7. Uma semana antes de encontrar Rosana em Recife havia encontrado o blog. Amei a iniciativa! Estou torcendo para que as edições continuem e qualquer coisa podem contar comigo. Bjs!

    ResponderExcluir

Caro visitante...

Se tiver dúvidas no preenchimento dos campos, selecione a opção "anônimo" e assine no final (nome, cidade e estado).
Seu comentário será moderado e aprovado (ou não, no caso de spam) através do meu e-mail pessoal.
Sua participação é muito importante para a continuidade do meu trabalho.
Grata pela colaboração despenteada!

Paula Izabela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O CRAVO ROXO

O CRAVO ROXO
Leia-me se for capaz!

DANCIN' DAYS

HORA DA RAÇÃO!

SEM TEMPO, ORA!

CORRIJA-ME:

Consulte a Nova Ortografia.

TERMÔMETRO

BUSCA NOS BLOGS

"Se tudo passa, talvez você passe por aqui e me faça esquecer tudo que eu vi."