PANAPLÉIA

Minha foto
Bem-vindo(a) ao Laboratório de Autoria de Panapléia! À esquerda das postagens, estão meus textos divididos em categorias e temas. À direita, indicações de blogs e as mídias sociais. No rodapé, mimos felinos e os créditos do blog. Boa leitura!

E O PALHAÇO, QUEM É?

“O achincalhe que o mérito paciente recebe dos inúteis.”
Hamlet

Haja hardware para arquivar as notícias do Planalto Central. O país que se orgulha de possuir "o maior rio do mundo", "o maior estádio do mundo", "a maior festa popular do mundo", coleciona tantos escândalos que já ganhou verbete na Wikipédia. Antes de compreendermos um, já entra outro na fila, fazendo com que o anterior seja engavetado nos recônditos de nossa memória. 

Ontem, 16 de março de 2011, os internautas abordaram, discutiram, escracharam o projeto de 1,3 milhões da Maria Bethânia. Fico feliz ao observar todo esse movimento e torço para que esse quiproquó não caia no esquecimento amanhã. Eis uma excelente oportunidade para os brasileiros conhecerem a Lei Roaunet e as propostas para sua reforma.


Segundo o G1: Pela manhã, o jornal Folha de S. Paulo publicou que a artista conseguiu autorização do MinC para construir um blog (projeto Pronac 1012234), que terá um vídeo diário de 1 minuto de duração com a cantora interpretando grandes obras de poesia. O cineasta Andrucha Waddington, que dirigiu o documentário Maria Bethânia – pedrinha de Aruanda, será o responsável pela produção dos 365 filmetes. O site é inspirado no espetáculo Bethânia e as Palavras, em que a artista recita poemas e trechos de textos de escritores como Fernando Pessoa, Guimarães Rosa, Manuel Bandeira e Sophia de Mello. A página será coordenada pelo antropólogo Hermano Vianna.” 


Se você não conhece as Leis de Incentivo a Cultura ou acha que isso é interesse dos artistas e dos produtores, saiba que as empresas podem indiretamente fazer marketing gratuito. Muitas vezes vamos a espetáculos (ou exposições, filmes, etc.) onde vemos a logo enorme de uma marca conhecida e a minúscula logo da Lei Rouanet e do Governo Federal. Aquilo significa que o artista (geralmente famoso quando se trata de grandes investidores) captou recursos fiscais daquela pessoa jurídica pelos editais do MinC. Em outras palavras, o empresário pode escolher como serão investidos até 6% do IR.

Ironicamente chegamos ao nó da questão justamente em tempos de "procura-se um contador". Vale ressaltar que nós, pessoas físicas, também podemos utilizar parte do nosso IR para investirmos em projetos culturais. O valor contribuído será abatido no ano seguinte.

Obviamente uma grande empresa não optará por ter sua marca atrelada ao Museu de Cabaças do Adrião ou ao blog de uma professora despenteada no interior do Ceará. Visando uma boa campanha de marketing, o empresário irá optar frequentemente pelas pernas da Ivete Sangalo, pelos cabelos da Vanessa da Mata, pelo decote da Bruna Surfistinha, pelas cores do Restart ou pela agitação do Rock in Rio (a Tereza Collor se deu bem nessa há pouco tempo). Você e eu faríamos diferente? A quem pertence os tributos da renuncia fiscal? É preferível o empresário eliminar a intermediação e decidir como o Governo Federal irá investir o seu dinheiro? E se com a reformulação da Lei, o MinC tiver autonomia total sobre os tributos, isso de alguma forma dissolverá o gargalo dos projetos culturais no país? Haverá descentralização cultural para fora do eixo Rio-Sampa? Melhor cantar para esse Exu subir!

Agora que a cantora Ana de Hollanda, irmã do Chico Buarque, assumiu o MinC, todos os holofotes são da Música, dos cantores e do ECAD. Não se fala mais de outra coisa no meio cultural. Quisera eu que Jorge Pieiro (ou outro bom literato) chegasse a ministro para a Literatura ser lembrada e discutida com tanta euforia. Maria Bethânia é a crucificada deste tempo quaresmal porque a notícia dada pela jornalista Mônica Bergamo provocou um estardalhaço em torno de algo trivial (e legal!) no Brasil.

A reformulação da Lei Rouanet foi proposta pelo Juca Ferreira ainda no governo Lula. E mesmo que seja reformulada ainda este ano, quem garante que os projetos dos grandes produtores não continuarão abarcando boa parte dos investimentos? E que democracia é essa que exclui os grandes na hora de cortar o bolo? O sol nasceu para todos e as Leis também, embora as sombras e os projetos aprovados sejam para alguns. O palhaço é o chihuahua que se apavora diante dos pit bulls e desiste antes mesmo de enviar um projeto para análise ou tentar a captação dos recursos.

A parte mais nonsense é observar o tsunami de tweettes (o MinC fez o Brasil esquecer a contaminação nuclear no Japão!) discutindo com ou sem domínio do assunto. Tem twitteiro cheio de brios esbravejando para disfarçar que está mais por fora do que umbigo de vedete. Virou a revolução do teclado contra a Maria Bethânia, como se ela tivesse que pedir desculpas pelas suas conquistas ou fosse a única a se beneficiar pelo IR empresarial.


Só temos a ganhar com essa discussão. Vamos opinar sobre a reformulação das leis do nosso país! Não podemos ser mais um na massa raivosa das redes sociais, descendo a madeira no MinC sem nenhuma noção de Políticas Culturais! No Brasil a desinformação é tamanha que não percebemos as diferenças entre o que é ilegal e o que é amoral!


O BLOG DA BETHÂNIA PLAGIADO?

Os blogueiros não perderam a piada e já lançaram na rede a bola da vez:


MUITO BARULHO POR NADA?

Links de pessoas que entendem do borogodó muito mais do que eu:



COMPREENDA A REFORMA DA LEI ROUANET:


Vídeos curtos e objetivos, assista e se informe!

Veja projeto de mais de 9 milhões aprovado para o Circo de Soleil


Comentários do ex-presidente Lula, Juca Ferreira (ex-ministro da Cultura), Henilton Menezes (Secretário de Incentivo e Fomento a Cultura - SEFIC), João Sayad (SECULT de São Paulo), Leonardo Brand (Consultor Cultural), Ney Piacentini (Cooperativa Paulista de Teatro), Odilom Wagner (Produtor Teatral Independente), Dalyom Sturm (Cineasta) e Chico Cesar (músico). 


Vídeo - MinC receberá projetos até novembro!


ESCLARECIMENTOS DO MINC

De férias em Fortaleza – CE,  Henilton Menezes (secretário da SEFIC/MinC) twitta seu posicionamento:

“A polêmica sobre Maria Bethânia - MinC é inócua. Todos sabem como funciona a Lei Rouanet. O projeto cumpriu todas as fases de análise. Passou pelo parecerista (especialista fora do MinC) e pela CNIC, Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, com 21 integrantes da sociedade. Além disso o projeto não é apenas um BLOG, e sim um site sobre poesia brasileira com a produção de 365 filmes, a ser lançado 1 por dia. Lembro que o valor aprovado é uma AUTORIZAÇÃO DE CAPTAÇÂO, onde o proponente ainda vai em busca de investidores. ainda não houve captação. O projeto ¨O Mundo Precisa de Poesia¨ solicitou $1.798 mil. Depois da análise, a CNIC recomendou $1.356 mil, aprovado. Cronograma de 1 ano. O projeto, apresentado pela quitanda Produções, tem coordenação de conteúdo e moderação de Hermano Viana. Administração da Biscoito Fino. Produção audiovisual da Conspiração Filmes. Interpretação de Maria Bethânia. Ficha técnica irretocável. Profissionais de primeira qualidade. Lembro ainda que a plenária da CNIC é transmitida pela internet desde set-2010, demonstração de transparência na metodologia de análise. Se um projeto como esse não tivesse o nome de Bethânia, ninguém estava comentando. Um preconceito inaceitável com quem já tem, fez e faz. Preconceito que não tem guarida jurídica na Lei Rouanet. A Lei é uma ferramenta republicana que todos podem ter (e têm) acesso. Bom, com essas informações, a título de esclarecimento, BOM DIA e todos e todas, hoje é sexta, dia especial para a cultura brasileira.”

O CALDEIRÃO DO TWIITER

Meu amigo @cadubez, espirituoso como sempre, defende que esse valor quebrado é o oh, poderia logo arredondar para 2 milhões. De euros! O prof. @josephdimas lamenta por sonhar com duas bolsas para Projeto de Extensão que somadas dão R$ 600,00. Os twitteiros estão divididos!

@papelderascunho: Bethânia pede 1,3 milhão para videolog e a Marisa monte 8,1 milhões para um show. E poeta não pode ganhar 500 reais para um cachê!

@joaofornac: Campanha #DilmaFinanciaMeuBlog! Se a Maria Bethânia tem direito a 1,3 milhões pra um Blog, eu tbm tenho! Pago impostos assim como ela.

lima_william: 1.3 milhões, te compro um laboratório c/ 2 biomédicos, 1 o Ipad 2, 1 pulseira power balance, 1 livro do Tolstói e 1 cd da Maria Bethania.

@_BulletBill: Ok, esquecerei a Maria Bethânia, todo mundo tem o direito de ser milionário enquanto vive! Ainda mais estando tão perto da morte...

@kalangozilla: Porra, MinC e Maria Bethânia... E eu ficando de cabelos brancos tentando consertar meu blog e postando sem ganhar nenhum centavo...

@jcruzeta: Não, não estou interessado em saber se é o andrucha ou o esdrúxula que vai dirigir os vídeos da Maria Bethânia. Usem a grana no cnpq.

@sergueirock Vcs estão falando muito da Maria Bethânia. O que aconteceu? Ela também foi confirmada pro Rock in Rio?

@letrapreta: Caso Maria Bethânia, alguém realmente sabe do que está falando? // Leiam e reflitam. Pensar não dói.

@GabiMendezzz Dar o dinheiro para Maria Bethânia inflar o próprio ego se achando o patrimônio cultural brasileiro, enquanto a educação padece a esmolas...

@nelsinhobrandao: Maria Bethânia: galera temos que se revoltar com esse negocio do blog... TIPO LÍBIA! REVOLUÇÃO ARMADA!

@jadermoraes: E só me entristece o fato de que os que chamam Maria Bethânia de artista decadente são fãs de quem? Mc Créu? Luan Santana?

@angelaline: se a Maria Bethânia conseguiu achar gente tola pra dar a ela 1,3 milhões é problema deles, tão se doendo não sei porque ¬¬

@austin_andrade7:  Ministério da Cultura autoriza Maria Bethânia a arrecadar 1,3 milhão para fazer um blog. Políciaaaaa,estão estuprando e devorando o Minc.

mr_publisher: Agora, liberar 1,3 mi pra Maria Bethânia divulgar um vídeo sobre poesia por dia durante um ano é sacanagem. O contribuinte foi consultado?

@whallassy: Não concordo com o valor pedido por Maria Bethania! Se foi pago ou não, a falha não é dela. ela é artista e vive de cobrar pelo que faz!

@andreiavedder: Que porra é essa da Maria Bethânia, 1,3 milhões p um videoblog?! Para levar poesia ao povo? Caralho mas o povo nem tem computador em casa!


DANIEL FRAGA CONTRA MARIA BETHÂNIA:




| 2011 |

3 comentários:

  1. Massa, Paula.
    Pode inicar o link sim, lógico!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Disse tudo!O "bate-barba" deve ser sobre a Lei.

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde Paula!
    JÁ TENTEI POSTAR NÃO SEI O QUE NÃO DEU CERTO, MAS LÁ VAI EU DE NOVO, RSRSRS.
    Pode sim Paula, eu adoro essa historinha também, me lembro bem do livrinho que li, só não lembro onde foi parar, e ela na integra...gosto muito de contar historinha e muitas vezes reinvento elas, pois meche muito com a imaginação, e a criatividade das crianças...
    BJS
    Obrigada

    ResponderExcluir

Caro visitante...

Se tiver dúvidas no preenchimento dos campos, selecione a opção "anônimo" e assine no final (nome, cidade e estado).
Seu comentário será moderado e aprovado (ou não, no caso de spam) através do meu e-mail pessoal.
Sua participação é muito importante para a continuidade do meu trabalho.
Grata pela colaboração despenteada!

Paula Izabela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O CRAVO ROXO

O CRAVO ROXO
Leia-me se for capaz!

DANCIN' DAYS

HORA DA RAÇÃO!

SEM TEMPO, ORA!

CORRIJA-ME:

Consulte a Nova Ortografia.

TERMÔMETRO

BUSCA NOS BLOGS

"Se tudo passa, talvez você passe por aqui e me faça esquecer tudo que eu vi."