PANAPLÉIA

Minha foto
Bem-vindo(a) ao Laboratório de Autoria de Panapléia! À esquerda das postagens, estão meus textos divididos em categorias e temas. À direita, indicações de blogs e as mídias sociais. No rodapé, mimos felinos e os créditos do blog. Boa leitura!

O QUE A SENHORA QUERIA SER?

Paula Izabela e Tallyta Paula - 1998.
Foto: Rosemary Machado.
Hoje minha sobrinha de 10 anos me fez a pergunta Nº 5.487.987.654.787: 

– Titia, quando a senhora era pequena queria ser o quê? 

– Ainda hoje sou pequena, Tallyta.

– Homi, tia! O que a senhora queria ser quando crescesse? 

– Ainda não cresci, mas quando crescer serei escritora. 

– Home, tia! Quando a senhora tinha a minha idade queria ser professora? 

– Não, naquela época eu tinha juízo e costumava usar com frequência. 

Tallyta emburrou. Não sei o que é pior: as perguntas dela ou minhas respostas. Parecemos Macabéia e Olímpio (quem não entendeu leia "A Hora da Estrela" – Clarice Lispector). Amenizei: 

– Quando eu tinha 08 anos sonhava em ser poeta, naquela época nem sabia que o nome era "poetisa". Aos 15, idealizava ser advogada para "mudar o mundo". Quando vi que isso era impossível, desisti. Aos 18, não pude viajar para fazer minha faculdade de Jornalismo fora. 

Parei por aí. Ela não entenderia que Letras foi minha terceira opção... Ao abrir mão da "minha escolha" acertei no alvo! Optei pelo curso porque queria fazer francês, mas mudaram a grade curricular e retiraram a Língua de Mallarmé da URCA. Restava-me a Literatura  que eu sempre vira como um entretenimento, jamais como um trabalho. Na época, eu trabalhava como escrituraria num cartório. Ganhava bem e pensava em fazer carreira com informática ou na área burocrática.


Como fui parar na Educação? É uma loooonga história que começou também na minha infância... Cenas dos próximos capítulos!

| 2007 |

2 comentários:

Caro visitante...

Se tiver dúvidas no preenchimento dos campos, selecione a opção "anônimo" e assine no final (nome, cidade e estado).
Seu comentário será moderado e aprovado (ou não, no caso de spam) através do meu e-mail pessoal.
Sua participação é muito importante para a continuidade do meu trabalho.
Grata pela colaboração despenteada!

Paula Izabela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O CRAVO ROXO

O CRAVO ROXO
Leia-me se for capaz!

DANCIN' DAYS

HORA DA RAÇÃO!

SEM TEMPO, ORA!

CORRIJA-ME:

Consulte a Nova Ortografia.

TERMÔMETRO

BUSCA NOS BLOGS

"Se tudo passa, talvez você passe por aqui e me faça esquecer tudo que eu vi."